1. Hello, have you changed your nickname on A801 and want to change it here as well? Contact your community minimod about it.
    Dismiss Notice

[Discussão] Cotas

Discussion in 'Off Topic' started by Jujubitz, Jul 10, 2017.

1. Jujubitz

Jujubitz Pink minimod AG Administrator Devoted to Elisah (Lv: 4)

Vamos colocar um pouco de lenha da fogueira

Article:
    "O curso de Medicina, que tem o ingresso mais concorrido da USP, passa a receber graduandos através de cotas raciais e sociais.O professor e presidente de graduação da FMUSP, Edmund Baracat, considera a mudança uma vitória importante no processo de democratização do acesso à Universidade. Ele explica como funcionará a distribuição de vagas em 2018. Do total de 175 graduandos, 50 serão selecionados pelo Sisu; e desses 50 ingressantes, dez virão por ampla concorrência, 15 serão alunos de escolas públicas que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e outros 25 serão estudantes que realizaram o ensino médio em escola pública. Além da decisão pela adoção da política de cotas sociais e raciais na USP, o Conselho Universitário aprovou a criação dos cursos de Medicina, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), e bacharelado em Biotecnologia, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP"

Resolvi trazer à tona esse assunto um pouco polêmico com a decisão da USP de aceitar cotas.
    Primeiro, vale lembrar que existem diferentes tipos de cotas. A faculdade adotou as raciais (negros, pardos, indígenas & quilombolas) e sociais (que avaliam a renda).

Apesar de tornar a disputa por uma vaga mais difícil, em minha opinião acredito que já estava mais do que na hora. Acho que o argumento mais comum usado pra debater contra as cotas é o de que "o governo deveria dar educação de qualidade e não cotas" (digo isso direcionado a todo tipo de cota ((menos a racial)), pois acredito que você só consegue dar possibilidade de mobilidade social a um cidadão através de educação de qualidade) , e eu concordo 100%. Contudo, porém, entretanto, ainda acho que é o mínimo que deve ser feito enquanto o ensino público, na maior parte das escolas, continua precário.

Quanto à racial para negros/pardos, fica um pouco mais polêmico: eu acredito que deveria ter simplesmente porque é o mínimo que o Brasil tem feito pra reconhecer seu erro de um passado escravista - que não foi simplesmente "um" passado escravista, foi o passado escravista: o Brasil foi o país que mais traficou escravos no mundo. E pode ser engano meu, mas eu realmente não vejo isso como algo que tenha sido muito reconhecido pelo brasileiro? O porto maravilha no RJ foi um exemplo disso. Aquela área reformada para as olimpíadas era o principal porto negreiro das Américas. A construção constantemente era interrompida por encontrarem vários ossos de escravos que ali morriam logo após chegarem de viagem. Procuraram preservar algo? Fazer algum memorial? Conscientizar a população acerca do passado daquele local? Nada. Eu acho que deveria haver algum movimento público para tratar a questão da escravidão da mesma forma que a Alemanha trata o nazismo/holocausto atualmente.

Enfim, galerinha, deem suas opiniões. Lembrando que são OPINIÕES e que elas podem ser questionadas, mas quero uma discussão limpa. Ofender quem faz o discurso, além de ser contra nossas regras, é uma péssima técnica de argumentação. :v

Viihrs likes this.
  2. Rasoco

Rasoco Professional Mouse

Bem, primeiro, sou contra as cotas, pois preferia que a educação brasileira fosse de qualidade e assim todos pudessem concorrer igualmente, sem a necessidade de cotas, que é realmente a uma admissão de que a educação é ruim, e infelizmente ela está sendo usada como solução e não uma ação afirmativa temporária.

Agora voltando a realidade brasileira: sabemos que a educação aqui não é de qualidade, então se faz necessária a adoção de cotas.
    Infelizmente a educação em nosso país não é de qualidade, uma escola particular mediana acaba sendo bem melhor que a melhor das públicas, digo isso pela realidade da minha cidade e são N motivos que não vou numerar, pois a discussão é outra. É necessário que o Estado corrija a educação, refaça de forma eficaz, bem planejada, fazendo o País ter no mínimo uma educação básica decente.
    Durante esse tempo de correção a cota entra como ação afirmativa, como medida provisória.

Agora resumindo tudo: acho que a cota para escolas públicas é importante, sou a favor, desde que usadas como temporariamente até a correção e com sabedoria.

Agora as outras ja sou contra, como a racial, pois se uma pessoa negra está sem educação de qualidade consegue concorrer como aluno de escola pública, mas se ele tem conhecimento por quê ele não pode competir com os outros? Erramos com o negro no passado, temos de alguma forma corrigi esse erro, mas não é com cotas que vamos mudar. Alem disso se fosse para corrigir deveria ser também com os descendentes dos escravos e hoje nós somos todos filhos deles, mesmo tendo cor branca, parda, negra ou a que for, temos sangue de negros na veia, é quase impossível que não tenhamos um africano/afrodescendente em nossa árvore genealógica – eu mesmo tenho sangue de muitos povos, minha avó é filha de indígenas, o marido dela, meu avô, é de descendência portuguesa, minha outra avó tem uma espanhola e acho que mais alguma que não sei o que é e meu avô não sei, mas tem africana no meio. Se fizer exame de sangue sou índio e negro também, assim como o negro também pode ter europeu.
    Eu mesmo tenho um colega negro que tem a mesma educação que eu, ele ate diz que não ira pelas cotas, mas ele poderia ir, agora o que difere ele e eu? E tem mais, nem branco eu sou, sou um moreno claro.

Last edited by a moderator: Jul 14, 2017
    Jujubitz likes this.
  3. Agatinhaloka

Agatinhaloka Banned Account

nao li, porem sou a favor de cota para autistas aleijados, assim minha amiga bymko pode arranjar um emprego e sair da rua

4. Chead

Chead Divine Mode Shaman

sou contra qualquer tipo de cota no curso de medicina amores
    não dá pra abrir mão de um profissional que pode ser mais qualificado quando se trata de algo como saúde

Palhafrist likes this.
  5. Agatinhaloka

Agatinhaloka Banned Account

verdade

6. Jujubitz

Jujubitz Pink minimod AG Administrator Devoted to Elisah (Lv: 4)

Cara, eu concordava com isso até ter lido ano passado uma noticia que falava sobre como os cotistas de medicina acabavam se saindo tão bem na faculdade quanto aqueles que não eram cotistas. Não lembro qual era a fonte exata dela mas achei outra que fala +- a mesma coisa (é que n é especificamente pra medicina):
    http://exame.abril.com.br/brasil/cotistas-superam-notas-de-nao-cotistas-no-vestibular-da-ufmg/
    "Para quem acredita que a qualidade da universidade vai cair com mais cotistas, o pró-reitor avisa: "“No que diz respeito à qualidade, tudo indica que não exista nenhuma razão para preocupação”". De acordo com ele, não há diferença de desempenho na universidade entre cotistas e não cotistas."

Chead likes this.
  7. Palhafrist

Palhafrist Mini Rabbit AG ✨ AG Minimod Devoted to Elisah (Lv: 5)

Não sou contra, sou contra é aquele choro por chega atrasada no enem e ainda ganha bolsa

Jujubitz likes this.